Para cuidar do amor da vida de alguém!

Enfermagem com excelência!

        A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinaram que 2020 é o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. O marco comemorativo tem por objetivo reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo. Além de recordar o bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, que deu início à enfermagem moderna.

         No Brasil comemora-se a Semana Nacional da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio, que objetiva homenagear no dia 12 de maio o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, Florence Nightingale. A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio, Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

      O enfermeiro é um educador por natureza, pois é de sua responsabilidade orientar os pacientes em prol da prevenção de doenças e da promoção de saúde. Além de desenvolver atividades de educação em saúde, atua como docente em diversos níveis de educação escolar. O enfermeiro é formado em uma graduação de enfermagem e atua no controle e prevenção de doenças infecciosas, doenças transmissíveis e nos danos que podem ser causados durante o atendimento. Dessa forma, pode ainda prestar assistência de enfermagem à gestante antes e depois do parto, e até realizar o mesmo desde que não envolva cirurgia ou cesariana. Portanto, o cuidado de enfermagem é um componente fundamental no sistema de saúde brasileiro.

Skip to content