Quem somos

         O Curso de Enfermagem – Bacharelado – da UFF Campus Rio das Ostras foi criado em  2008 e  tem como objetivo formar enfermeiros generalistas com competências para: reconhecer, refletir e intervir no processo saúde-doença individual e coletivo, por meio de ações de cuidado, gerenciamento, ensino, pesquisa e extensão, em conformidade com as políticas públicas de saúde e educação, respeitando-se os princípios éticos e a legislação profissional.

   O Curso é composto por docentes do Departamento de Enfermagem (REN), Departamento de Ciências da Natureza (RCN) e Departamento Interdisciplinar (RIR), do Instituto de Humanidades e Saúde.  Tempo para integralização em semestres letivos: previsto – 10; máximo – 15.

Consultório de Enfermagem Érick Igor dos Santos

     O Consultório de Enfermagem é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão do Campus Universitário da Universidade Federal Fluminense, em Rio das Ostras, inaugurado em maio de 2017. Este cenário oferece seis tipos de atendimento ao público, como o ambulatório de saúde sexual e reprodutiva da mulher, grupo de gestante, ambulatório de práticas integrativas e complementares, ambulatório de nutrição e dietética, serviço de testagem e aconselhamento em IST/AIDS/Hepatites Virais e, consulta na saúde do homem, possuindo diversos projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

      Desde sua inauguração é campo de ensino prático para 08 disciplinas: Disciplina de Cuidado de Enfermagem à Saúde da Mulher I e II, História da Enfermagem, Enfermagem em Saúde Pública e Meio Ambiente, Imunologia, Fundamentos Nutricionais e Dietéticos para o Cuidado em Saúde, Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem I, Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem II, Enfermagem no Cuidado ao Usuário em Situação de Alta Complexidade, e Racionalidades Médicas no Contexto da PNPIC. 

       O consultório fica localizado no segundo andar do Instituto de Humanidades e Saúde e recebe esse nome em homenagem ao ex-professor do curso de enfermagem, que faleceu em novembro de 2016. 

Facebook: Consultório de Enfermagem UFF/CURO

Reportagem COFEN

Nossos Grupos de Pesquisa

LAPESE

O LAPESE se propõe a buscar melhoria de inovação tecnológica para o Laboratório de Ensino de Enfermagem, do Departamento de Enfermagem da UFF de Rio das Ostras, propiciando o desenvolvimento das pesquisas científicas, assim como para o ensino simulado em enfermagem.  

Coordenadoras: Profª Drª Maithê Lemos e Profª Drª Fernanda Maria Vieira.

Instagram: @lapese.uff

EVIDENCIAR

O grupo de pesquisa Estudos Sobre Vivências e Integralidade Dedicadas a Enfermagem, Criança, Infância, Adolescentes e Recém-nascidos (EVIDENCIAR) foi criado no ano de 2016 e  desenvolve estudos e pesquisas na linha de saúde do recém-nascido, criança e adolescente e suas famílias inseridos no contexto da saúde, educação e do bem-estar social. Nele são desenvolvidos projetos de ensino e pesquisa como importante estratégia para o fortalecimento da Enfermagem como ciência e profissão, visando uma prática profissional sustentada pela busca contínua de novos conhecimentos, vislumbrando competência para cuidar, pesquisando, educando e gerenciando a formação de novos profissionais.

Coordenadoras: Profª Drª Aline Cerqueira, Profª Drª Fernanda Góes e Profª Drª Leila Leontina

Instagram: @evidenciar.uff

LEME

Desde janeiro de 2015, este Grupo de Pesquisa se propõe a estudar as relações sociais de gênero e poder e suas interfaces com a saúde da mulher e a enfermagem. Ocupa-se do feminino na sociedade, com ênfase nos campos da história, sociologia, antropologia, saúde e enfermagem, a partir da perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos. Propõe-se ainda ao desenvolvimento e fundamentação de tecnologias de cuidado em saúde, bem como, estudar sobre a violência e suas repercussões para a saúde integral das mulheres, considerando suas interfaces com a enfermagem.

Coordenadoras: Profª Drª Jane Quitete e Profª Drª Rosana de Carvalho

Descritores: Saúde da mulher; enfermagem obstétrica; direitos sexuais e reprodutivos; atenção ao parto; violência de gênero.

PET Conexões Enfermagem PURO

O Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em grande parte das universidades brasileiras. O PET Conexões Enfermagem PURO foi fundado no ano de 2010 e desde então conta com a participação de 12 alunos bolsistas e uma tutora.  Atualmente, o grupo desenvolve atividades relacionadas ao campo da Saúde Ambiental, conduzidas pelo projeto: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENFERMAGEM: caminho para a Ética, a Sustentabilidade e a Promoção da Saúde, correlacionando o meio ambiente e os impactos à saúde humana, desde 2017 sob a tutoria atual. O grupo apresenta trabalhos em diversos eventos científicos nacionais e internacionais, elabora produtos de relevância social e científica, tais como: artigos, monografias e tecnologia educacional. Além disso implementa palestras, cursos, simpósios, workshops, rodas de conversa, mostras, grupos de estudo e atividades de extensão no Consultório de Enfermagem Érick Igor dos Santos. Ademais, participa de projetos de ensino e monitoria das disciplinas Enfermagem em Saúde Pública e Meio Ambiente e apoio à disciplina História da Enfermagem. 

Tutora: Profª Drª Marcela Moniz

Instagram: @pet_enf

Facebook: PET Enfermagem

Documentos: Manual do Calouro (2018)

GEPEGENF

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem (GEPEGENF) tem a finalidade de gerar e disseminar conhecimento a partir do processo de gerenciar/cuidar/ensinar que se desenvolve entre o aluno/profissional de enfermagem e os diversos sujeitos com quem se relaciona, seja na universidade, no ambiente de trabalho ou junto à comunidade. Principais projetos em desenvolvimento: PROJETOS DE PESQUISA: Técnicas e tecnologias utilizadas na SAE; Saúde do trabalhador, gerência e legislação: discussões para a prática profissional; Perfil de Egressos do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus UFF/Rio das Ostras. Ocorrências éticas e a Enfermagem. PROJETOS DE EXTENSÃO: SAE: mapeando conhecimento proporcionando transformações; A gerência de enfermagem e a saúde do trabalhador: uma roda de conversa; Gerência de Enfermagem em evidência: mapeando conhecimentos; Legislação de Enfermagem em foco: proporcionando transformações.

Coordenadoras: Profª Drª Cláudia Dantas

L@PETeCEnf

O L@PETeCEnf foi concebido no intuito de fomentar discussões e pesquisas acerca da utilização de tecnologias pela enfermagem nos seus mais diversos cenários, sobretudo no assistencial e no de ensino, enquanto segmento da Avaliação de Tecnologias em Saúde – ATS. Esperamos que a partir da atuação do presente grupo sejam instigadas reflexões acerca da utilização da tecnologia como suporte para o ensino de enfermagem; propicie a realização de pesquisas que se disponham avaliar e propor atualizações nas tecnologias assistenciais em enfermagem, e que seja potencializada a incorporação de tecnologias da informação como instrumento de suporte acadêmico e terapêutico na enfermagem, de forma a aproximar a interação entre docentes e discentes, e da mesma forma dos enfermeiros assistenciais de sua clientela. Merece destaque a utilização e o fomento ao uso das tecnologias da informação como ferramenta de disseminação do conhecimento científico em enfermagem e áreas afins.

Coordenadoras: Profº Drº Thiago Quinellato Louro e Profª Drª Marcela de Abreu Moniz

GEPESC

O Grupo de estudo, pesquisa e extensão em saúde coletiva (GEPESC) tem a finalidade de possibilitar a participação de pesquisadores, estudantes do Curso de enfermagem do CURO/UFF e trabalhadores de saúde, interessados em realizar estudos, pesquisa e extensão na área de saúde coletiva e divulgar as produções e experiências de extensão do grupo contribuindo para o avanço do conhecimento e das práticas em saúde. Compreende-se aqui a Saúde Coletiva em suas diferentes dimensões: política, gestão, planejamento, gerenciamento, epidemiologia e cuidado; incluindo os aspectos relacionados com a subjetividade dos usuários, trabalhadores e gestores. Entende-se que o cenário privilegiado para a produção de conhecimento e extensão do grupo é a atenção básica entendida, conforme consensso brasileiro, como correspondente àquela proposta internacionalmente pela atenção primária.

Linhas de pesquisa: 

1) Políticas e programas em atenção primária em saúde.

2) O trabalho em saúde e enfermagem em atenção primária em saúde.

Coordenadoras: Profª Drª Maria da Anunciação Silva e Profª Drª Lídia Santos Soares.

Skip to content